quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Elevador


 É incrível o distanciamento que nós - seres humanos - temos uns dos outros. Eis que entra uma senhora no elevador, anónima no meio da metrópole, e eu educada e calorosamente respondo-lhe "Boa tarde!" enquanto lhe esboço um sorriso. A senhora ficou calada, e simplesmente não me respondeu, abandonando o elevador no piso seguinte.
  Como é possível estarmos tão distantes uns dos outros? O que aconteceu a um simples sorriso, a um Bom dia, a uma pequena conversa? É certo que somos desconhecidos, mas antes disso, somos seres com uma história, ambições, preocupações, sonhos e conquistas.
 Há uns tempos, um senhor abordou-me na rua dizendo-me "Vou ser pai! Eu vou ser pai!". Não o conhecia de lado algum, mas dei-lhe os meus parabéns e disse-lhe que de certeza que ia dar um excelente pai.
 Expressem as vossas emoções, falem com pessoas que não conheçam, nem que seja um simples "Tenha um bom dia!". Façam alguém sentir-se especial. E quando alguém fala convosco, respondam.

Muitas vezes estendem-nos os braços e continuamos de mãos nos bolsos.

2 comentários:

  1. Tens razão. Hoje em dia é muito raro encontrar uma pessoa que comprimente outra sem a conhecer.
    As vezes até parece que para nós a existência de outras pessoas ao nosso redor, pessoas que não conhecemos, é irrelevante... não as conhecemos de lado nenhum, não ligamos importância. Como tu também acho este facto estupidamente parvo.
    À uns tempos atrás e estava sentada nas numas escadas à espera de uma pessoa, estava a ouvir música, e eis que um senhor se chega a mim (eu tirei imediatamente os fones dos ouvidos porque vi claramente que o senhor me ia abordar para me perguntar algo, talvez) e me diz: "Menina, ao ver-te aqui faz-me ter vontade de continuar a viver". Nesse momento nem sabia o que dizer, fiquei tão perplexa que só consegui dizer Obrigado. O senhor seguiu o seu caminho e assim que ele me abandonou, começei a chorar porque nunca ninguém me tinha dito algo assim, principalmente uma pessoa desconhecida. Por isso acho e concordo plenamente contigo, um "Bom dia" calha sempre bem... quem sabe, desse 'bom dia' poderá resultar uma bela conversa. :)

    ResponderEliminar
  2. habituamo-nos a reter as mãos, o corpo e o coração quando conhecemos os outros. é uma espécie de mecanismo de defesa, de protecção. deixamos de ter aquilo que mais nos define e distingue dos outros animais: a capacidade de sentir. o problema, claro está, é quando após tanto período de retenção nos queremos dar e já não nos lembramos como era que se fazia. e ainda pior, é que a solução é tão fácil e está tão perto de nós, só parece que não temos olhos para a ver. basta seguir o coração, verdade? pois é, mas raramente nos lembramos disso.

    (muito bom, as always)

    ResponderEliminar