segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Futuro


 Vivemos constantemente a pensar no futuro. Existimos em função dele. É um facto, faz parte do ser humano. É a razão pela qual estudamos, trabalhamos e fazemos escolhas. Tudo para o assegurar. O futuro é importante, um pensamento recorrente na minha mente. Mas é incerto, e é por isso que eles nos assusta. Não sabemos onde vamos estar amanhã. "Será que vou ser feliz?", "Vou ter um bom emprego?", "Vou ter uma boa família?"

 Muitas pessoas optam pela máxima "Viver o momento". É bom gozarmos os momentos, e não nos arrependermos de não ter feito algo. O problema é que muitas vezes viver o momento leva a atitudes e escolhas irreflectidas. Acho que o que devemos fazer é viver o momento com responsabilidade. Sermos felizes, aproveitarmos a nossa vida hoje, porque não sabemos o dia de amanhã. Mas sem fazer nenhuma escolha que nos prejudique para sempre. Que prejudique o futuro.

Pensa no futuro, mas não deixes que ele atormente e controle a tua vida. 

2 comentários:

  1. concordo com as tuas palavras e compreendo o que pretendes dizer... acho que durante toda a nossa vida somos precionados a aceitar o facto de que um dia teremos de pensar no futuro e vê-lo com olhos de uma pessoa madura e responsável.. temos de trabalhar na escola para ter um bom emprego, temos de trabalhar no emprego para sustentar a familia. Creio que essa imagem do futuro sempre nos foi imposta. Não gosto dessa teoria. Não gosto de pensar que o futuro é apenas isso, causa-me demasiada impressão pensar assim... concordo contigo quando tentas dizer que deveriamos tentar aproveitar a vida sem pensar muito no futuro, mas claro, sempre conscientes. A vida é para ser sentida, vista com olhos de ver e não com olhos de quem passa só para espreitar... a vida merece ser aproveitada.

    Mas quem sou eu? Acho que também sou alguém que ainda se está a descobrir :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com aquilo que disseste. As pessoas tendem a viver isoladas e obcecadas com projectos, deixando-os moldar e assombrar o dia-a-dia.

    ResponderEliminar